domingo, 18 de outubro de 2009

Culinária africana e afro-brasileira


Se quisermos encontrar algum fator comum na alimentação dos africanos, temos primeiro que dividir o continente em duas regiões:

I - O norte da África, onde se tornou habitual o cultivo do trigo (incluindo a Etiópia e o norte do sudão) – esta culinária é desenvolvida na culinária mediterrânica .


II - a África subsaariana onde, em geral, não é o trigo, mas outros vegetais farináceos que constituem a base da alimentação – é desta região que o presente artigo se debruça.



As contribuições mais importantes aos nossos hábitos alimentares, foi aquela que veio da África, trazida pelos escravos. Se os comerciantes de escravos traziam as especiarias, os escravos traziam na memória os usos e os gostos de sua terra.
Os alunos que estiverem estudando esse tema poderão elaborar um livro de receitas com pratos introduzidos no Brasil pelos africanos. Entre esses alimentos podemos citar: pamonha, quiabo, vatapá, angu, feijoada, mungunzá, acarajé e caruru. Ao final do trabalho, poderão, com os professores, escolher algumas dessas receitas para serem feitas e oferecidas aos membros da comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário